sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mais invasões no sul da Bahia apesar da presença da PF


Tenho batido na questão da presença da Policia Federal em Itaju e Pau Brasil não impedir que os índios avançassem com as invasões.

Segue reportagem do JN da Rede Globo e acho interessante prestar atenção na introdução feita pelo William Bonner que trata exatamente do que venho questionando aqui. A reportagem apresenta também um pouco do drama vivido pela população da região, extremamente prejudicada por essas ações.

A impressão de quem assiste é de que a PF está no local não para evitar ações violentas. Mas para evitar qualquer ação de retomada por parte dos produtores expulsos de suas propriedades.


O reporter José Raimundo faz também um bom apanhado da origem do problema, mostrando quão arbitrária é a ação da FUNAI.

Esta impunidade com que os índios contam é apresentada também no pronunciamento da Senadora Kátia Abreu dia 18 de abril no Senado, que recomendo assistir após a reportagem a cima.

A região, além de passar por esta onda de terror e impunidade, está sendo castigada por uma seca muito severa. Por isto, os produtores não vêm encontrando pastagens para por o gado que consegue resgatar.

O número de fazendas invadidas está desatualizado pois a reportagem é de terça-feira 17/04/2012.


Esta matéria pode ser encontrada em:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/04/fazendeiros-dizem-que-esta-sendo-dificil-retirar-gados-de-fazendas.html

Um comentário:

  1. Isso que estão afirmando aqui nós já estamos carecas de saber. O que ninguém diz aqui é que os "PSEUDOS ÍNDIOS" foram colocados em Pau Brasil por causa de uma Briga entre ACM e um fazendeiro local chamado "GENNER". ACM incentivou os´"PSEUDO ÍNDIOS" a entrarem na fazenda mas não imaginava que os "CUPINS" iriam querer comer muuuuito mais. Olhe que o "CHEFE DO POSTO DA FUNAI" é Índio e fala "NOSSAS CRIANÇAS" e logo trata de corrigir. Aqui não tem 20 ìndios de verdade.

    ResponderExcluir